segunda-feira, 5 de julho de 2010

4- AS NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAL

O desenvolvimento de tecnologias pessoais, móveis, mais baratas e cada vez mais interativas está propiciando mudanças significativas nas formas de trabalho, lazer, comunicação com pessoas próximas ou distantes. A expansão dessas tecnologias faz com que diminua as desigualdades sociais, democratizando o acesso aos bens culturais e econômicos, por outro lado as tecnologias acomodam as pessoas que se encerram cada vez mais em casa, diminuindo o contato físico, aumentando o individualismo e a alienação, as tecnologias facilitam nossas vidas, mas também não podemos ignorar que a excessiva dependência dela nos torna individuais. A tecnologia modifica nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço, com a miniaturização das tecnologias de comunicação permite uma grande meabilidade e personalização, que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível, ou seja, ao alcance em qualquer lugar e horário, muitas atividades que nos tomavam tempo, deslocamento, filas poderão ser acessadas através de redes. As tecnologias de comunicação permitem cada vez mais escolhas, mas na prática existe mais possibilidades de interação do que interações efetivas por parte dos consumidores, a sociedade pode na maior parte das atividades do cotidiano, exercer escolhas das mais simples às mais complexas. Pelas experiências interativas as pessoas se acertam mais em jogos, concursos, entretenimento, escolha de filmes do que em informação ou educação. A maior parte da informação sobre o mundo é virtual, isto é, não conhecemos pessoalmente, nos é oferecido por terceiros, ao mesmo tempo, estamos em contato com o mundo inteiro através da comunicação por satélite, pelo cabo, internet, telefone, jornais, televisão entre outros, a comunicação virtual se espalha tanto e se torna mais barata e fácil que as pessoas se acomodam e querem resolver tudo através das tecnologias. Mas por outro lado, precisamos de contatos pessoais, sentir a pessoa ao lado compartilhando tempo e espaço exclusivos da nossa vida, a grau de interação virtual e física depende da fase de vida de cada um, o que as tecnologias acrescentam agora é a facilidade de estabelecer interações com pessoas reais à distância, ao vivo, a um custo reduzido.

3- MUDANÇAS DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL

Tudo está girando a uma velocidade vertiginosa na cidade grande as tecnologias mudam a interação com a realidade, o faz, telefone celular, panger, internet eram desconhecidos a pouco tempo, neste momento tornam-se objeto de consumo, com isso cria-se novos acessos de comunicação, se serviço e de mobilidade informativa. Aumentam cada vem mais a exigência por mídias compatíveis, integradas, interativas, de acesso instantâneo a qualquer hora, em qualquer lugar, conectar-se com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo deixou de ser uma exceção para começar a tornar-se corriqueiro. Na cidade pequena costumamos vivenciar mais as comunicações de contato, de apoio afetivo pelo fato das pessoas se conhecerem, ao chegar na cidade grande ocorre um choque, experimenta-se inicialmente a sensação de liberdade pode fazer o que quizer, porque ninguém se importa, uma pessoa da cidade grande descansa em ritmo diferente, é fácil se perder nesse ritmo alucinado, comunicar-se de forma superficial, não se revelar a ninguém verdadeiramente. Na cidade muitos vivem sozinhos e os meios de comunicação são utilizados por muitos como forma de compensar o isolamento, mas também a idade grande é um enorme desafio para o amadurecimento, para viver de forma positiva, para desenvolver as potencialidades que temos. As pessoas saem do campo para a cidade, estão incorporando o modelo capitalista de produção, de consumo e de valores, a sociedade urbana está mudando rapidamente valores, concepções de vida, formas de entender, sentir e comunicar-se. A sociedade de informação a atual fase do capitalismo avançado, nos abre um vasto campo de oportunidades de mudança, nunca tivemos tantos bens para consumir, para gratificar-nos, entreter-nos, aprender, nunca tivemos tantas tecnologias para comunicar-nos, para viajar virtualmente, para informar-nos. Na cidade grande há muita competição "a competição dificulta a comunicação, a massificação aumenta a solidão". Os meios de comunicação vêm experimentando um desenvolvimento fantástico, ocupando espaços importantes em nossas vidas, tornando-se pontos de referências e de mediações em todas as idades e para todas as atividades, a televisão é o meio mediador atualemente, é nosso ponto de referência onde quer que estamos. O marketing é a comunicação para conseguir determinados efeitos, ou seja, a venda, votos, na verdade ele modifica a comunicação, porque a torna interesseira, porque é movido por interesses específicos comerciais, políticos e ideológicos. Temos dificuldades graves nas mudanças pessoais, grupais e sociais, manifestamos como sociedade sérias dificuldades em gerenciar nossos conflitos, temos dificuldades em ceder, em entender o ponto de vista do outro, para encontrar o equilíbrio na troca, uma sociedade como a brasileira, em que uma minoria explora recursos, bens, pessoas, enriquecendo rapidamente, aumentando a distância da maioria, é uma sociedade injusta, atrasada primitiva do ponto de vista humano, mas a sociedade que se expressa no cotidiano em busca de soluções possíveis de forma criativa, é uma sociedade com grande potencial para a mudança que está evoluindo com rapidez. Há inúmeros marginalizados economicamente como os pobres, desempregados os que não tem estudo, a sociedade esquece também os deficientes físicos, os que sofrem de distúrbio psíquicos, depressão, melancolia, falta de auto-estima, todos fazem parte da comunicação dos excluídos em uma sociedade capitalista. A sociedade da informação fala em mudanças, mas geralmente acontecem mais em alguns campos que em outros, por mais que se fale em mudanças na sociedade da informação, o ser humano continua buscando as mesmas respostas de sempre, ou seja, ser feliz, realizar-se, viver confortavelmente, em uma sociedade dominada pela publicidade, isto á, pela informação interessada é importante aprender a interagir, a comunicar-se de forma mais adequada para desenvolver processos que nos ajudam a crescer em todas as dimensões.

2- AS MUITAS FORMAS DE COMUNICAR-NOS

Vivemos muitas formas diferentes de comunicação, existem processos de comunicação mais autênticos, ou seja, que expressam o que somos,até onde percebemos, e processos inautêntico que não correspondem ao que percebemos. Há processos de comunicação que produzem mudanças, que nos modificam e modificam outras pessoas, mas processos não nos modificam, nos deixam onde estávamos, nos confirmam em nossos universos mentais pessoais e grupais. Na comunicação aparente é um processo em que as pessoas falam e respondem, sem prestarem atenção ao outro e ao que ele está dizendo, a sua resposta não é siginificativa, não modifica o que diz, poruq ena realidade está mais atento ao que temos a dizer do que ao que o outro está querendo dizer. Na comunicação superficial há uma interação limitada, com trocas previsíveis sobre temas socialmente definidos e com limites peestabelecidos culturalmente ou pelos grupos e indivíduos, a comunicação superficial são trocas de assuntos sobre específicos que não expõe muito a intimidadeda cada um como assuntos sobre futebol, fofocas, bate-papos, ou seja, sem revelar o eu profundo. Na sociedade urbana, muitas pessoas passam a maior parte do tempo em troca limitada, em que não convém se expor pessoalmente, A complexidade da vida urbana, a competição feroz pela sobrevivência dificultam a possibilidade de desenvolver processos de comunicação pessoais e grupais mais profundos. A comunicação autoritária é uma troca ou interação dentro de um sistema fechado, em que se expressam relações de poder, de dominação, é uma troca desigual onde um fala e o outro obedece. Existe uma interação autoritária explícita, clara, e outra implícita, camuflada, a maior parte das interações autoritárias é disfarçada e a implícita é mais difícil de perceber. Na comunicação real os parceiros estão abertos e querem trocar ideias, vivências, experiências, dos quais ambos saíram enriquecidos. O discurso é franco, objetivo e participativo, o que o outro fala tem repercussão em nós, ajuda a pensar é uma forma de conselho que acatamos. Existe graus de comunicação real, o primeiro acontece, por exemplo, numa conversa ocasional, o segundo como uma comunicação aberta que interagem habitualmente e o terceiro a interação que as pessoas se comunicam profundamente com códigos verbais e não-verbais. O campo onde se decide realmente a comunicação é o pessoal, o intrapessoal, que interfere profundamente nas outras formas de comunicação, a mais difícil é a intrapessoal pelo fato de conseguir expressar as múltiplas vozes que se manifestam em nós. Pela comunicação intrapessoal procura-se equilibrar as nossas contradições, comunicar-nos entre o nosso universo organizado e o desorganizado, o visível e o invisível, entre o que controlamos e o que nos escapa, "Quanto mais pessoas conseguirem mudar, evoluir, tornar-se mais flexíveis, ricas, generosas pessoalmente ou em grupo mais facilmente a sociedade evoluirá". Comunicar-se pessoalmente é aceitar as inúmeras dificuldades em sermos coerentes, em vivenciar o que racionalizamos, em assumir o lado negro, complicado da nossa existência, é importante manter abertos os canais de comunicação. Pela comunicação pessoal podemos integrar corpo e mente, as sensações, as emoções, a razão, a intuição, podemos perceber, sentir, entender, compreender, agir dentro da nossa forma de estar no mundo, integrando a nossa história pessoal, nossas qualidades e defeitos, nossas características dentro do ritmo que nós é possível. Pode-se dizer então que devemos valorizar o que somos, o que fazemos de melhor e estar atentos para incorporar novas habilidades, novos enfoques, novas atitudes, novas práticas. Aprendemos e evoluímos pela comunicação com os outros, pelas várias formas de comunicar-se, servimos aos outros como espelho e nos espelhamos neles e por meio deles. Pela comunicação interpessoal expressamos o melhor de nós e buscamos também o nosso eixo, encontrar-se, compreender-se a partir de como os outro veem, as interações que mexem com os sentimentos, com o afeto são as mais significativas, as que mais nos influenciam. Pela comunicação interpessoal criamos com outras pessoas novas realidades, modificamos nossa forma de ver e a delas, ajudam-nos a perceber melhor um mesmo assunto, a modificar algum aspecto do nosso mundo "quanto mais livre a pessoa, melhor ela se comunica". A comunicação depende de nos, mas também do outro e também do tipo de relação que se estabelece entre eles. Se a interação for superficial deve-se mostrar uma atitude de confiança, participamos também de interações formais que são habituais pouco participativas como pessoas que convivemos no trabalho ou vizinhos, participamos de formas de interação negativa que são com pessoas com quem temos problemas. Existe também outras situações de comunicação mais afetiva, íntima, com amigos e com pessoas próximas, que são aquelas que podemos confiar. Na comunicação a resistências ideológicas que são pessoas que têm o universo ,emtal diferente, incompatível, resistência intelectuais que tem ideias opostas, resistências emocionais de pessoas que têm experiências negativas, também há descompassos que são tempos de compreensão diferentes e mal-entendidos que acontecem muitas vezes de ambas as partes, quando não há vontade de escutar realmente o parceiro. Devemos sermos mais coerentes, abertos, para que os outros também facilitem o processo, interajam melhor conosco e se modifiquem.

sábado, 3 de julho de 2010

1. DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO PESSOAL

A comunicação nos gratifica e ao mesmo tempo ajuda outras pessoas. Comunicamos para podermos se inserir em vários espaços em outros tipos de comunidades. A comunicação vai em direção a inclusão, para aproximar mais as pessoas, sem se isolar. Pela comunicação mostramos o que queremos de forma objetiva e clara, dizemos o que somos e o que queremos, expressamos tudo o que se refere a nossa pessoa. A comunicação é feita direta e indiretamente em qualquer circunstância. Através da comunicação criamos teias e redes pessoais, é importante saber que tipos de pessoas atraímos para nosso lado, se a caso fomos vistas como pessoas competentes certamente irão se aproximar de nos, caso contrário se distanciaram cada vez mais, nem nossas palavras terão valor. "O mundo que vejo, não coincide com o que o outro vê", parte desse mundo é movido pela nossa cultura, a outra pelo conhecimento e a forma como nos comunicamos. A sociedade em tempo integral comunica-se conosco, pela comunicação procuramos organizar nossas dúvidas, nossas vidas e contradições. A comunicação nos ajuda a criar pontos de referências para perceber, julgar e agir, a comunicação é o tempo todo reveladora, aquela que é feita de forma que nos beneficia, acelera nosso crescimento gerando segurança. A comunicação como expressão mostra algo da gente, e como busca quer encontrar algo que falta. Expressão e busca costumam andar juntas, mas em certos momentos uma prevalece mais que a outra, pela comunicação busca-se carinho, reconhecimento, afeto, na falta desses somos jogados para fora de nós mesmos. Na comunicação busca-se pessoas que se parecem com nós, de como gostariamos de ser, existe uma troca entre as pessoas e nessas procuramos compeender-se, sensibilizar-se, emocionar-se, criar algo em comum. Estamos abertos a novas visões, pessoas e ações. Na comunicação busca-se reorganizar tudo o que nos encomoda, que nos deixa sem ter o que fazer, procura-se o centro do equilibrio, o que faz que se caminhe. "Procuro integrar corpo e mente, os sentidos, as emoções, a razão, a intuição. Quanto mais integrar essas várias dimensões, mais fácil será viver, aproximar-se dos outros, entendê-los e eles me entenderem, gostar deles e eles gostarem de mim", através da comunicação os beneficios são muitos as pessoas nos procuram mais e colaboram conosco. Na comunicação compartilha-se palavras, olhares, gestos explícitos e implícitos, as relações acontecem por meio comercial se eu ofereço algo a alguém em troca de algo que o outro me dá, mas também tem a relação de troca de afeto, o prazer de estar junto, criar intimidade com outra pessoa. O compartilhamento aumenta quando julgamos menos e nos aproximamos mais, quando vemos o que temos em comum , o que nos une em primeiro lugar. N comunicação cognitiva expressa-se as ideias e compartilha-se as ideias dos outros, e na afetiva expressa-se os sentimentos junto com as ideias. Existem a comunicação competitiva temporária e a competitiva permanente, a temporária são momentos específicos de discussão e conflito e a permanente são as pessoas e gurpos que estão redefinindo suas relações. A competitiva temporária pode ser saudável para expressar diferentes pontos de vista e a permanente tende a desgastar, a destruir a relação. "Agredimos às vezes, aos que têm a ver conosco, aos que podem ajudar, e aos que lembram alguns defeitos. Agredimos, às vezes, o nosso parceiro porque não damos valor e precisamos, na relação, controla-lá pelo "afeto", pela "paixão" exclusivista, que exige, em contrapartida, a sua completa submissão. Existe dois tipos de comunicação a condicional e a incondicional, na condicional interagimos na base de trocas, definidas por códigos, na incondicional não é objeto de negociação, ou seja, de troca. Na comunicação incondicional nos aceitamos de forma plena, como exemplo algumas relações familiares, afetivas, entre pais e filhos e certas amizades, e a condicional como exemplo prepara-se para aceitar um filho só se for menino(a), ou loiro, obediente, mas na prática nada é totalmente condicional ou incondicional. A comunicação e a aceitação incondicionais são a chave para o equilíbrio pessoal. Existe formas de comunicar-se que expressam claramente a mensagem e a interação de quem está falando, mas outras que deixam quem está querendo dizer confuso. As pessoas que tiveram uma educação emocional mais rígida, menos afetiva, costumam ter dificuldades também em expressar suas reais intenções, em comunicar-se com clareza, "Qaunto mais deficiente for minha formação emocional, quanto mais olhar para o mundo de forma defensiva, mais mensagens contraditórias enviarei", as pessoas que gerenciam bem suas emoções, confere às palavras e gestos com clareza geralmente faz de forma tranquila sem prejudicar o outro. Pela comunicação procura-se realizar-se, mostrar o seu valor, há dois momentos o da expressão, da ralização e o da procura pela realização. Uma das maiores fontes de depressão é a constatação de que quase ninguém precisa de mim, de que poucos me procuram de verdade, a comunicação nos põe em atividade. Na cominucação procuramos a realização pra tornar-nos produtivos, mas nem toda atividade comunicativa é produtiva. A comunicação pode ser produtiva e distrativa, é produtiva quando nos ajuda e evoluir, realizar-nos, entender o outro, e é distrativa se ela se torna sua própria razão de ser. Há formas de comunicação que nos aproximam do nosso eixo e outras que nos afstam de nós mesmos, que nos ocupam, nos entretêm, nos distraem, nos complicam.