segunda-feira, 5 de julho de 2010

3- MUDANÇAS DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL

Tudo está girando a uma velocidade vertiginosa na cidade grande as tecnologias mudam a interação com a realidade, o faz, telefone celular, panger, internet eram desconhecidos a pouco tempo, neste momento tornam-se objeto de consumo, com isso cria-se novos acessos de comunicação, se serviço e de mobilidade informativa. Aumentam cada vem mais a exigência por mídias compatíveis, integradas, interativas, de acesso instantâneo a qualquer hora, em qualquer lugar, conectar-se com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo deixou de ser uma exceção para começar a tornar-se corriqueiro. Na cidade pequena costumamos vivenciar mais as comunicações de contato, de apoio afetivo pelo fato das pessoas se conhecerem, ao chegar na cidade grande ocorre um choque, experimenta-se inicialmente a sensação de liberdade pode fazer o que quizer, porque ninguém se importa, uma pessoa da cidade grande descansa em ritmo diferente, é fácil se perder nesse ritmo alucinado, comunicar-se de forma superficial, não se revelar a ninguém verdadeiramente. Na cidade muitos vivem sozinhos e os meios de comunicação são utilizados por muitos como forma de compensar o isolamento, mas também a idade grande é um enorme desafio para o amadurecimento, para viver de forma positiva, para desenvolver as potencialidades que temos. As pessoas saem do campo para a cidade, estão incorporando o modelo capitalista de produção, de consumo e de valores, a sociedade urbana está mudando rapidamente valores, concepções de vida, formas de entender, sentir e comunicar-se. A sociedade de informação a atual fase do capitalismo avançado, nos abre um vasto campo de oportunidades de mudança, nunca tivemos tantos bens para consumir, para gratificar-nos, entreter-nos, aprender, nunca tivemos tantas tecnologias para comunicar-nos, para viajar virtualmente, para informar-nos. Na cidade grande há muita competição "a competição dificulta a comunicação, a massificação aumenta a solidão". Os meios de comunicação vêm experimentando um desenvolvimento fantástico, ocupando espaços importantes em nossas vidas, tornando-se pontos de referências e de mediações em todas as idades e para todas as atividades, a televisão é o meio mediador atualemente, é nosso ponto de referência onde quer que estamos. O marketing é a comunicação para conseguir determinados efeitos, ou seja, a venda, votos, na verdade ele modifica a comunicação, porque a torna interesseira, porque é movido por interesses específicos comerciais, políticos e ideológicos. Temos dificuldades graves nas mudanças pessoais, grupais e sociais, manifestamos como sociedade sérias dificuldades em gerenciar nossos conflitos, temos dificuldades em ceder, em entender o ponto de vista do outro, para encontrar o equilíbrio na troca, uma sociedade como a brasileira, em que uma minoria explora recursos, bens, pessoas, enriquecendo rapidamente, aumentando a distância da maioria, é uma sociedade injusta, atrasada primitiva do ponto de vista humano, mas a sociedade que se expressa no cotidiano em busca de soluções possíveis de forma criativa, é uma sociedade com grande potencial para a mudança que está evoluindo com rapidez. Há inúmeros marginalizados economicamente como os pobres, desempregados os que não tem estudo, a sociedade esquece também os deficientes físicos, os que sofrem de distúrbio psíquicos, depressão, melancolia, falta de auto-estima, todos fazem parte da comunicação dos excluídos em uma sociedade capitalista. A sociedade da informação fala em mudanças, mas geralmente acontecem mais em alguns campos que em outros, por mais que se fale em mudanças na sociedade da informação, o ser humano continua buscando as mesmas respostas de sempre, ou seja, ser feliz, realizar-se, viver confortavelmente, em uma sociedade dominada pela publicidade, isto á, pela informação interessada é importante aprender a interagir, a comunicar-se de forma mais adequada para desenvolver processos que nos ajudam a crescer em todas as dimensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário