segunda-feira, 5 de julho de 2010

9- COMUNICAR-SE PARA CONHECER

"O conhecimento se dá fundamentalmente no processo de interação, de comunicação" a informação é o primeiro passo para conhecer, pela comunicação aberta e confiante desenvolvemos contínuos e inesgotáveis processos de aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário e social, estamos numa etapa de ampliação de conhecimentos do universo em todas as dimensões, científicas, psicológicas e também no que chamamos de espiritual. Captamos o mundo a partir dos sentidos externos, aprendemos a partir da interação com o mundo através do ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir. Temos desenvolvido duas habilidades complementares a intrapessoal e a interpessoal, na intrapessoal predomina a busca individual, isolada, intuitiva do conhecimento, na interpessoal ao contrário, aprendemos melhor através da interação, da cooperação com os outros. O caminho intuitivo é o da descoberta, das novas conexões inesperadas, das junções, das superposições, da navegação não-linear, da capacidade de maravilhar-se, do aprofundamento do conhecimento, de formas de comunicação menos conscientes, a intuição está ligada à capacidade de relacionar mais livremente os dados, de associar temas de forma inesperada, de aprender pela descoberta. As formas de comunicação extra-sensorial nos desafiam, porque mostram que precisamos das tecnologias para ampliar a alcance da nossa informação para comunicar-se melhor. "Os processos de conhecimento dependem profundamente do social, do ambiente cultural onde vivemos, dos grupos com que nos ralcionamos", conhecer a si mesmo e aos outros, o mundo de forma cada vez mais ampla, plena e profunda é o primeiro passo para mudar, crescer, realizar-se. Na sociedade da informação conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral, processamos a informação de forma hipertextual, contando his´torias, relatando situações que se ampliam que nos levam a novos significados, mas também processamos a informação de forma multimídica, juntando pedaços de testos de várias linguagens superpostas simultâneamente que compõe um mosaico impressionista na tela, e se conectam com outras telas multimídia, então convivemos com essas diferentes formas de processamento de informação. Conhecemos mais e melhor se utilizamos todos os caminhos imitações, associação, simulação de forma cada vez mais integrada, participamos de comunicação abertas aprendemos não só os fatos mas a sua relações com o todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário