segunda-feira, 5 de julho de 2010

11- GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO PESSOAL

Evoluímos mais se estamos em paz conosco, aceitando-nos de verdade como somos, encontrando nosso eixo, nosso ponto de equilíbrio, de integração, estamos gerenciando melhor nossa comunicação se conseguirmos caminhar em direção de uma maior integração em todas as dimensões, nas sensações, emoções, ideias, intuições, na relação pessoal, grupal e social. A integração de atividade e reflexão, de eficiência e concentração, de razão e intuição é um caminho promissor de evolução pessoal, É importante desenvolver novos processos de educação, processos de mudanças, uma nova educação será feita por pessoas e intituições que também estejam mudando, que adotem paradigmas e atitudes inovadoras e integradoras, podemos observar se mantermos formas de comunicação mais participativa, criativas e produtivas com os que convivem conosco manteremos interações grupais e equilibradas predominantemente positivas. A comunicação é um dos caminhos mais viáveis para superar a rejeição e as várias formas de solidão, pela comunicação podemos ajudar quem não acredita em si a recuperar seu valor, a pessoa que se sente acolhida inicia um processo de mudança da sua vida "quando podemos expressar, em um ambiente livre, o que pensamos e sentimos, e somos ouvidos, aceitos, começamos a mudar, a transformar-nos". Pela comunicação podemos melhorar a qualidade de saúde pessoal e comunitária, quanto mais autêntica for a nossa comunicação, maior qualidade de vida e saúde teremos. Ao comunicar-mos buscamos em primeiro lugar a paz pessoal, a paz de interagir, expressar-se de forma convincente e transparente, comunicamo-nos em busca do equilíbrio em todas as dimensões em que atua-se, ao comunicar-se podemos encontrar a paz entre pessoas, a comunicação de pessoas maduras de comunicação autêntica, amorosa, afetiva e intelectual realiza a experiência mais poderosa de construção da paz. É importante agir no nosso ritmo, no ritmo que nos é possível no momento, procuraremos estar atentos para decidir, agir sem forçar as decisões, aceitando as idas e vindas, as hesitações que aparecem, tentando enfrenta-las e supera-las uma a uma, nunca é tarde demais para aprender a viver, a integrar todas as dimensões da nossa vida, pessoais, sociais e tecnológicas. Vamos aprender a expandir os nossos círculos de interação, a ampliar nossas redes de comunicação, e torna-la mais participativa e de maior qualidade.

10- A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Todos nos educamos o tempo todo, educamo-nos por meio de múltiplas formas de comunicação, das inúmeras interações com as pessoas com quem convivemos e com as instituições de que participamos, estamos sempre aprendendo e ensinando através de formas de comunicação, educar também é ajudar todas as formas de comunicar-se. Antes de as crianças chegarem a escola já passaram por processos de educação importantes como a familiar e pela mpidia eletrônica, a criança também é educada pela mídia principalmente pela televisão, desenvolvem formas sofisticadas, multidimensionais, de comunicação sensorial, emocional e racional facilitando a interação com o público. Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, as açoes de apoio aos pais devem agir, para que o aprendizado dos seus filhos desde o começo das vidas deles, através de estímulos, das interações do afeto seja feito. Um professor deve saber comunicar-se com seus alunos, motiva-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo, bem que a aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor, hoje as tecnologias podem trazer dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente, o professor terá o dever de ajudar o aluno a interpretar esses dados, relaciona-lo e contextualiza-lo.

9- COMUNICAR-SE PARA CONHECER

"O conhecimento se dá fundamentalmente no processo de interação, de comunicação" a informação é o primeiro passo para conhecer, pela comunicação aberta e confiante desenvolvemos contínuos e inesgotáveis processos de aprofundamento dos níveis de conhecimento pessoal, comunitário e social, estamos numa etapa de ampliação de conhecimentos do universo em todas as dimensões, científicas, psicológicas e também no que chamamos de espiritual. Captamos o mundo a partir dos sentidos externos, aprendemos a partir da interação com o mundo através do ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir. Temos desenvolvido duas habilidades complementares a intrapessoal e a interpessoal, na intrapessoal predomina a busca individual, isolada, intuitiva do conhecimento, na interpessoal ao contrário, aprendemos melhor através da interação, da cooperação com os outros. O caminho intuitivo é o da descoberta, das novas conexões inesperadas, das junções, das superposições, da navegação não-linear, da capacidade de maravilhar-se, do aprofundamento do conhecimento, de formas de comunicação menos conscientes, a intuição está ligada à capacidade de relacionar mais livremente os dados, de associar temas de forma inesperada, de aprender pela descoberta. As formas de comunicação extra-sensorial nos desafiam, porque mostram que precisamos das tecnologias para ampliar a alcance da nossa informação para comunicar-se melhor. "Os processos de conhecimento dependem profundamente do social, do ambiente cultural onde vivemos, dos grupos com que nos ralcionamos", conhecer a si mesmo e aos outros, o mundo de forma cada vez mais ampla, plena e profunda é o primeiro passo para mudar, crescer, realizar-se. Na sociedade da informação conhecer significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral, processamos a informação de forma hipertextual, contando his´torias, relatando situações que se ampliam que nos levam a novos significados, mas também processamos a informação de forma multimídica, juntando pedaços de testos de várias linguagens superpostas simultâneamente que compõe um mosaico impressionista na tela, e se conectam com outras telas multimídia, então convivemos com essas diferentes formas de processamento de informação. Conhecemos mais e melhor se utilizamos todos os caminhos imitações, associação, simulação de forma cada vez mais integrada, participamos de comunicação abertas aprendemos não só os fatos mas a sua relações com o todo.

8- A COMUNICAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES

Na relação entre homens e mulheres se entrecruzam emoções complexas, padrões culturais herdados, modos diferentes de ver o mundo, os homens procuram entender dentro de si sua dimensão feminina, menos agressiva, mais doce, e as mulheres sua dimensão masculina mais ativa e agressiva. As mulheres vêm procurando seus espaços, seus papéis, os homens estão redefinindo suas formas tradicionais de perceber e agir, comunicar-se como homens e mulheres livres, amadurecidos, para desenvolver novas formas de convivência, de integração é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente, mas no entanto, apesar dos avanços feitos por homens e mulheres ainda estamos em um processo de busca, de esperimentação de novas formas de relacionamentos. Podemos se comunicar amorosamente em diversos níveis com diferentes pessoas. A forte relação das pessoas com o imaginário da televisão e do cinema mostra a importância do desejo de encontro pleno, de realização no campo afetivo, quanto mais carências afetivas temos mais procurarei fantasias dentro do imaginário, mais distorcerá as interações reais, projetados nelas elementos da fantasia. A comunicação afetiva entre homem e mulher evolui quando há respeito, quando os dois crescem, confiam em si e no outro, quando mantêm uma atitude aberta de confiança, estamos aprendendo a comunicar-se de forma aberta, livre, completa, é um processo lento mas gratificante, quanto mais evoluímos no gerenciamento de todas as dimensões encontraremos pessoas e interações mais significativas.

7- PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAL

Podemos comunicar-mos com muitas pessoas, com as condições de não interagir verdadeiramente, de não mudar, de não evoluir, muitas experiências de comunicação são superficiais, malresolvidas, inautênticas que não nos ajudam. As relações humanas ainda estão marcadas pela dominação, pela exploração direta i indireta, cada um tenta sobreviver sozinho ou em pequenos grupos. Nossas formas de comunicação estão carregadas de julgamentos, de condenação, de dificuldades em compreender-se como grupos, como sociedade. Há uma distância entre o que vemos intelectualmente e o que somos realmente, o emocional e o cultural agem em nós com mais força do que imaginamos. Então o caminho de amadurecimento pessoal é comlexo e demorado. Existem frequentemente uma distância abismal entre as nossas intenções e as realizações, entre o que pensamos e o que queremos ser e o que somos, entre o racial e o emocional, a grande maioria carrega algum tipo de comunicação emocional mal resolvida como carência afetiva, rejeição que de alguma forma prende e dificulta o desenvolvimento satisfatório de todas as potencialidades, se gerenciarmos bem nossas emoções contraditórias, avançaremos mais rapidamente em todos os campos, nos equilibraremos melhor, nos sentiremos mais felizes. Apesar de termos tecnologias de comunicação instantânea, sofisticada, estão aumentando todas as formas de tristezas, de melancolia, de depressão, há muitas manifestações diferentes, das mais simples a mais perturbadora, por isso a ciência confirma a importância de lidar bem com as emoções. Em muitos casos de tristezas profundas, as depressões estão vinculadas a sentimentos de não-comunicação, de rejeição, de abandono, de não aceitar, de não se dar valor. Também temos um lado bem-resolvido, que nos torna mais humanos, um lado aberto, generoso, afetivo, mas temos um lado sombrio, negro que teimam em existir por mais que tentamos controla-los. A nossa vida acontece em um embate entre o instinto primitivo e a humanização, entre os desejos obscuros, perturbadores e os desejos sublimes, entre o que liga o passado e ao futuro. O ser humano bem resolvido, bem realizado assume uma atitude ativa diante da vida, encontra objetivos que o impelem a ação, um aspecto positivo da pessoa que tem dificuldade em gerenciar sua vida é que esse processo lento de decisão, esse vai-e-vem, costuma aguçar a compreensão das contradições, dos vários caminhos possíveis para uma situação. Temos que se preocupar também que os que mais precisam de afeto, são os que menos o conseguem, os mais carentes de afeto afastam os demais ou só atraem pessoas carentes, que em geral agravam seus problemas, os que estão resolvidos, equilibrados, encontram relacionamentos mais ricos, abertos, porque confiam, interagem melhor, são mais flexíveis, conseguem compreender os sentimentos dos outros. A maioria das pessoas não manifestam seus problemas pessoais e sociais, que gerenciam razoavelmente bem o seu dia a dia que são consideradas pessoas comuns, a maioria procura realizar-se silenciosamente, batalhar para ocupar seu espaço, viver seus sonhos, muitas vezes preencher sonhos dos outros. As pessoas mais amadurecidas afetivamente são mais abertas, confiantes e flexíveis, a pessoa que está amadurecida emocionalmente procura quebrar as barreiras de desconfiança, aproximando-se mais dos outros, revelando seus problemas, os seus defeitos porque sabe também compreender os próprios, quanto maior a nossa competência em todos os níveis, mais rica será a nossa comunicação, quanto maior a comunicação, maiora possibilidade de crescimento, de aprendizagem. Na comunicação autêntica percebemos melhor o outro, as suas intenções, a sua pessoa, o que diz e o que ela é, as mensagens explícitas e as implícitas, comunicarmos verdadeiramente é ser mais transparente, é desenvolver processos mais interativos, participativos, de trocas de informação, de ideias de visões de mundo, de emoções e afetos.

6- A COMUNICAÇÃO EM GRUPOS E ORGANIZAÇÕES

Em cada uma das organizações, como as ligadas ao trabalho, educação, entretenimento, desempenhamos papéis mais profissionais em que mostramos competência, conhecimento em áreas específicas outros papéis mais pessoais. Em vários ambientes que frequentamos, se comunicamos com pessoas realizadas ou insatisfeitas, abertas ou fechadas outras possíveis, essas variáveis interferem nos vários níveis de comunicação pessoal, grupal e organizacional. A qualidade de cada pessoas vai evoluindo quando ela modifica sua percepção, as atitudes, suas formas de relaciona-se, conseguindo mais paz, equilíbrio, integração, sabedoria e realizações, se da no processo de mudança para tornar-se pessoas mais honestas em todas as dimensões da vida, a qualidade não começa nas organizações, mas nas pessoas, quando elas decidem mudar, evoluir, melhorar, valorizar-se, começa com o desejo real de mudança. "As organizações são compostas por pessoas. Se as pessoas não mudam, as instituições não mudaram", pessoas mal resolvidas guardam rancor, esperam o momento para prejudicar alguém, conseguem atrasar significadamente o processo de mudança, pessoas mais abertas, confiantes, bem resolvidas podem compreender melhor e implantar novas formas de relacionamento, de trabalho, de cooperação. Quanto mais entrarmos em contato conosco, com o nosso eixo com o nosso eu mais fácil será perceber, sentir, comunicar-mos e viver. Tem organizações que são como as pessoas, fechadas, autoritárias, voltada para o passado, existem também outras organizações que evoluem perifericamente, que só fazem mudanças cosméticas, de fachada, sem mudar o essencial, também há organizações deslumbradas que mudam de acordo com a moda, mas também existem organizações que possuem uma visão integrada, aberta, flexível das pessoas. As organizações interessantes são as que veem, em cada problema um desafio, as organizações problemáticas são as que enxergam mais os problemas do que as oportunidades e fazem destas novos problemas, é importante que cada um de nós encontre o seu lugar na organização de que participa, que se torne produtivo em todas as dimensões. As pessoas maduras criam em torno de si climas de entendimento, mesmo havendo divergências sérias, procuram diminuir os problemas e encontrar a convergência, os pontos de aproximação, o grande problemas das organizações é educacional, não só no sentido habitual de desenvolvimento, mas de desenvolvimento humanizador, pessoal e interpessoal. A atitude pode não mudar toda a organização, mas será um grande sinalizador para os outros de que há formas diferentes de gerenciar os conflitos, de conviver melhor, uma organização que evolui procura pessoas e grupos mais amadurecidos para exercer de forma menos autoritária o poder, para compartilhá-lo de forma mais aberta possível com todos os que estão envolvidos no processo organizacional, as organizações são compostas por pessoas se as pessoas não mudam consequentemente as organizações não mudarão. Quando nos sentimos apoiados, compreendidos, quando somos acolhidos sem críticas, começamos a acreditar mais em nós mesmos, começamos a superar nossos problemas, a comunicação em grupo, em que há confiança, propicia chances para o desenvolvimento de projetos comunitários e de avanços pessoais importantes. A casa ano as pessoas nas grandes cidades vão se fechando em suas casas, nos seus carros, procurando saídas individuais, defensivas diante a violência, aos poucos estamos percebendo rompemos os muros defensivos e nos aproximarmos mais dos pobres, dos excluídos a situação muda radicalmente, quanto mais conseguimos quebrar os muros que nos separam dos mais necessitados mais teremos a ganhar. "Ajudamo-nos mais se também procuramos ajudar os que precisam de nós" quem necessita de nós nós nos faz crescer, dá uma nova dimensão à nossa vida. O egoísta vive fechado no seu mundo, evolui pouco, perde grandes chances de aprendizado. A maior parte das pessoas é bem intencionada, quer fazer o bem, quer fazer o melhor que sabe, o problemas é que muitas vezes não sabe como, podemos colaborar naquilo que sabemos fazer, praticar pequenos gestos de solidariedade já é um grande passo, a maior parte do ser humano, depois de ter um mínimo de comida, é encontrar alguém que lhe dê valor, que escute, que o considere uma pessoa.

5- A COMUNICAÇÃO NA INTERNET

A Internet está explodindo no mundo e também no Brasil, a Internet deu um salto quantitativo e explodiu com a mídia mais promissora desde a implantação da televisão, nela encontra-se desde o racismo mais agressivo ou a pornografia mais desvelada até as discussões mais atuais e profundas sobre temas científicos mais inovadores. Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas diferentes, informações interessantes, mas na Internet há informações demais e conhecimentos de menos, informar não é acumular, mas escolher, selecionar, comparar o que é relevante, o que vai ajudar mais, nunca tivemos tanta facilidade em correr atrás de qualquer dado em qualquer país, a qualquer momento, também é uma área de grande consumo pelos bate-papos os famosos chats. Na parte de educação é um grande avanço, a educação presencial pode modificar-se significativamente com as redes eletrônicas, a Internet também está explodindo na educação, encontramos vários tipos de aplicação educacionais, de divulgação, de pesquisa, apoio ao ensino e de comunicação, sendo que as redes atraem os estudantes. Ensinar usando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor, os alunos se dispersam facilmente diante de tantas conexões, de endereços, de imagens e textos que se sucedem, se impressionam primeiro com as páginas mais bonitas deixando de lado as menos atraentes visualmente o que podem levar a perder muitas informações de grande valor. "A Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes", permite pesquisas individual, em que casa aluno segue seu próprio ritmo, e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizado colaborativo. Os mais interessantes ou visitados endereços da Internet no Brasil são feitos por adolescentes ou jovens, a Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades infinitas de pesquisas que oferece.

4- AS NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO PESSOAL

O desenvolvimento de tecnologias pessoais, móveis, mais baratas e cada vez mais interativas está propiciando mudanças significativas nas formas de trabalho, lazer, comunicação com pessoas próximas ou distantes. A expansão dessas tecnologias faz com que diminua as desigualdades sociais, democratizando o acesso aos bens culturais e econômicos, por outro lado as tecnologias acomodam as pessoas que se encerram cada vez mais em casa, diminuindo o contato físico, aumentando o individualismo e a alienação, as tecnologias facilitam nossas vidas, mas também não podemos ignorar que a excessiva dependência dela nos torna individuais. A tecnologia modifica nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço, com a miniaturização das tecnologias de comunicação permite uma grande meabilidade e personalização, que facilitam a individualização dos processos de comunicação, o estar sempre disponível, ou seja, ao alcance em qualquer lugar e horário, muitas atividades que nos tomavam tempo, deslocamento, filas poderão ser acessadas através de redes. As tecnologias de comunicação permitem cada vez mais escolhas, mas na prática existe mais possibilidades de interação do que interações efetivas por parte dos consumidores, a sociedade pode na maior parte das atividades do cotidiano, exercer escolhas das mais simples às mais complexas. Pelas experiências interativas as pessoas se acertam mais em jogos, concursos, entretenimento, escolha de filmes do que em informação ou educação. A maior parte da informação sobre o mundo é virtual, isto é, não conhecemos pessoalmente, nos é oferecido por terceiros, ao mesmo tempo, estamos em contato com o mundo inteiro através da comunicação por satélite, pelo cabo, internet, telefone, jornais, televisão entre outros, a comunicação virtual se espalha tanto e se torna mais barata e fácil que as pessoas se acomodam e querem resolver tudo através das tecnologias. Mas por outro lado, precisamos de contatos pessoais, sentir a pessoa ao lado compartilhando tempo e espaço exclusivos da nossa vida, a grau de interação virtual e física depende da fase de vida de cada um, o que as tecnologias acrescentam agora é a facilidade de estabelecer interações com pessoas reais à distância, ao vivo, a um custo reduzido.

3- MUDANÇAS DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL

Tudo está girando a uma velocidade vertiginosa na cidade grande as tecnologias mudam a interação com a realidade, o faz, telefone celular, panger, internet eram desconhecidos a pouco tempo, neste momento tornam-se objeto de consumo, com isso cria-se novos acessos de comunicação, se serviço e de mobilidade informativa. Aumentam cada vem mais a exigência por mídias compatíveis, integradas, interativas, de acesso instantâneo a qualquer hora, em qualquer lugar, conectar-se com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo deixou de ser uma exceção para começar a tornar-se corriqueiro. Na cidade pequena costumamos vivenciar mais as comunicações de contato, de apoio afetivo pelo fato das pessoas se conhecerem, ao chegar na cidade grande ocorre um choque, experimenta-se inicialmente a sensação de liberdade pode fazer o que quizer, porque ninguém se importa, uma pessoa da cidade grande descansa em ritmo diferente, é fácil se perder nesse ritmo alucinado, comunicar-se de forma superficial, não se revelar a ninguém verdadeiramente. Na cidade muitos vivem sozinhos e os meios de comunicação são utilizados por muitos como forma de compensar o isolamento, mas também a idade grande é um enorme desafio para o amadurecimento, para viver de forma positiva, para desenvolver as potencialidades que temos. As pessoas saem do campo para a cidade, estão incorporando o modelo capitalista de produção, de consumo e de valores, a sociedade urbana está mudando rapidamente valores, concepções de vida, formas de entender, sentir e comunicar-se. A sociedade de informação a atual fase do capitalismo avançado, nos abre um vasto campo de oportunidades de mudança, nunca tivemos tantos bens para consumir, para gratificar-nos, entreter-nos, aprender, nunca tivemos tantas tecnologias para comunicar-nos, para viajar virtualmente, para informar-nos. Na cidade grande há muita competição "a competição dificulta a comunicação, a massificação aumenta a solidão". Os meios de comunicação vêm experimentando um desenvolvimento fantástico, ocupando espaços importantes em nossas vidas, tornando-se pontos de referências e de mediações em todas as idades e para todas as atividades, a televisão é o meio mediador atualemente, é nosso ponto de referência onde quer que estamos. O marketing é a comunicação para conseguir determinados efeitos, ou seja, a venda, votos, na verdade ele modifica a comunicação, porque a torna interesseira, porque é movido por interesses específicos comerciais, políticos e ideológicos. Temos dificuldades graves nas mudanças pessoais, grupais e sociais, manifestamos como sociedade sérias dificuldades em gerenciar nossos conflitos, temos dificuldades em ceder, em entender o ponto de vista do outro, para encontrar o equilíbrio na troca, uma sociedade como a brasileira, em que uma minoria explora recursos, bens, pessoas, enriquecendo rapidamente, aumentando a distância da maioria, é uma sociedade injusta, atrasada primitiva do ponto de vista humano, mas a sociedade que se expressa no cotidiano em busca de soluções possíveis de forma criativa, é uma sociedade com grande potencial para a mudança que está evoluindo com rapidez. Há inúmeros marginalizados economicamente como os pobres, desempregados os que não tem estudo, a sociedade esquece também os deficientes físicos, os que sofrem de distúrbio psíquicos, depressão, melancolia, falta de auto-estima, todos fazem parte da comunicação dos excluídos em uma sociedade capitalista. A sociedade da informação fala em mudanças, mas geralmente acontecem mais em alguns campos que em outros, por mais que se fale em mudanças na sociedade da informação, o ser humano continua buscando as mesmas respostas de sempre, ou seja, ser feliz, realizar-se, viver confortavelmente, em uma sociedade dominada pela publicidade, isto á, pela informação interessada é importante aprender a interagir, a comunicar-se de forma mais adequada para desenvolver processos que nos ajudam a crescer em todas as dimensões.

2- AS MUITAS FORMAS DE COMUNICAR-NOS

Vivemos muitas formas diferentes de comunicação, existem processos de comunicação mais autênticos, ou seja, que expressam o que somos,até onde percebemos, e processos inautêntico que não correspondem ao que percebemos. Há processos de comunicação que produzem mudanças, que nos modificam e modificam outras pessoas, mas processos não nos modificam, nos deixam onde estávamos, nos confirmam em nossos universos mentais pessoais e grupais. Na comunicação aparente é um processo em que as pessoas falam e respondem, sem prestarem atenção ao outro e ao que ele está dizendo, a sua resposta não é siginificativa, não modifica o que diz, poruq ena realidade está mais atento ao que temos a dizer do que ao que o outro está querendo dizer. Na comunicação superficial há uma interação limitada, com trocas previsíveis sobre temas socialmente definidos e com limites peestabelecidos culturalmente ou pelos grupos e indivíduos, a comunicação superficial são trocas de assuntos sobre específicos que não expõe muito a intimidadeda cada um como assuntos sobre futebol, fofocas, bate-papos, ou seja, sem revelar o eu profundo. Na sociedade urbana, muitas pessoas passam a maior parte do tempo em troca limitada, em que não convém se expor pessoalmente, A complexidade da vida urbana, a competição feroz pela sobrevivência dificultam a possibilidade de desenvolver processos de comunicação pessoais e grupais mais profundos. A comunicação autoritária é uma troca ou interação dentro de um sistema fechado, em que se expressam relações de poder, de dominação, é uma troca desigual onde um fala e o outro obedece. Existe uma interação autoritária explícita, clara, e outra implícita, camuflada, a maior parte das interações autoritárias é disfarçada e a implícita é mais difícil de perceber. Na comunicação real os parceiros estão abertos e querem trocar ideias, vivências, experiências, dos quais ambos saíram enriquecidos. O discurso é franco, objetivo e participativo, o que o outro fala tem repercussão em nós, ajuda a pensar é uma forma de conselho que acatamos. Existe graus de comunicação real, o primeiro acontece, por exemplo, numa conversa ocasional, o segundo como uma comunicação aberta que interagem habitualmente e o terceiro a interação que as pessoas se comunicam profundamente com códigos verbais e não-verbais. O campo onde se decide realmente a comunicação é o pessoal, o intrapessoal, que interfere profundamente nas outras formas de comunicação, a mais difícil é a intrapessoal pelo fato de conseguir expressar as múltiplas vozes que se manifestam em nós. Pela comunicação intrapessoal procura-se equilibrar as nossas contradições, comunicar-nos entre o nosso universo organizado e o desorganizado, o visível e o invisível, entre o que controlamos e o que nos escapa, "Quanto mais pessoas conseguirem mudar, evoluir, tornar-se mais flexíveis, ricas, generosas pessoalmente ou em grupo mais facilmente a sociedade evoluirá". Comunicar-se pessoalmente é aceitar as inúmeras dificuldades em sermos coerentes, em vivenciar o que racionalizamos, em assumir o lado negro, complicado da nossa existência, é importante manter abertos os canais de comunicação. Pela comunicação pessoal podemos integrar corpo e mente, as sensações, as emoções, a razão, a intuição, podemos perceber, sentir, entender, compreender, agir dentro da nossa forma de estar no mundo, integrando a nossa história pessoal, nossas qualidades e defeitos, nossas características dentro do ritmo que nós é possível. Pode-se dizer então que devemos valorizar o que somos, o que fazemos de melhor e estar atentos para incorporar novas habilidades, novos enfoques, novas atitudes, novas práticas. Aprendemos e evoluímos pela comunicação com os outros, pelas várias formas de comunicar-se, servimos aos outros como espelho e nos espelhamos neles e por meio deles. Pela comunicação interpessoal expressamos o melhor de nós e buscamos também o nosso eixo, encontrar-se, compreender-se a partir de como os outro veem, as interações que mexem com os sentimentos, com o afeto são as mais significativas, as que mais nos influenciam. Pela comunicação interpessoal criamos com outras pessoas novas realidades, modificamos nossa forma de ver e a delas, ajudam-nos a perceber melhor um mesmo assunto, a modificar algum aspecto do nosso mundo "quanto mais livre a pessoa, melhor ela se comunica". A comunicação depende de nos, mas também do outro e também do tipo de relação que se estabelece entre eles. Se a interação for superficial deve-se mostrar uma atitude de confiança, participamos também de interações formais que são habituais pouco participativas como pessoas que convivemos no trabalho ou vizinhos, participamos de formas de interação negativa que são com pessoas com quem temos problemas. Existe também outras situações de comunicação mais afetiva, íntima, com amigos e com pessoas próximas, que são aquelas que podemos confiar. Na comunicação a resistências ideológicas que são pessoas que têm o universo ,emtal diferente, incompatível, resistência intelectuais que tem ideias opostas, resistências emocionais de pessoas que têm experiências negativas, também há descompassos que são tempos de compreensão diferentes e mal-entendidos que acontecem muitas vezes de ambas as partes, quando não há vontade de escutar realmente o parceiro. Devemos sermos mais coerentes, abertos, para que os outros também facilitem o processo, interajam melhor conosco e se modifiquem.

sábado, 3 de julho de 2010

1. DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO PESSOAL

A comunicação nos gratifica e ao mesmo tempo ajuda outras pessoas. Comunicamos para podermos se inserir em vários espaços em outros tipos de comunidades. A comunicação vai em direção a inclusão, para aproximar mais as pessoas, sem se isolar. Pela comunicação mostramos o que queremos de forma objetiva e clara, dizemos o que somos e o que queremos, expressamos tudo o que se refere a nossa pessoa. A comunicação é feita direta e indiretamente em qualquer circunstância. Através da comunicação criamos teias e redes pessoais, é importante saber que tipos de pessoas atraímos para nosso lado, se a caso fomos vistas como pessoas competentes certamente irão se aproximar de nos, caso contrário se distanciaram cada vez mais, nem nossas palavras terão valor. "O mundo que vejo, não coincide com o que o outro vê", parte desse mundo é movido pela nossa cultura, a outra pelo conhecimento e a forma como nos comunicamos. A sociedade em tempo integral comunica-se conosco, pela comunicação procuramos organizar nossas dúvidas, nossas vidas e contradições. A comunicação nos ajuda a criar pontos de referências para perceber, julgar e agir, a comunicação é o tempo todo reveladora, aquela que é feita de forma que nos beneficia, acelera nosso crescimento gerando segurança. A comunicação como expressão mostra algo da gente, e como busca quer encontrar algo que falta. Expressão e busca costumam andar juntas, mas em certos momentos uma prevalece mais que a outra, pela comunicação busca-se carinho, reconhecimento, afeto, na falta desses somos jogados para fora de nós mesmos. Na comunicação busca-se pessoas que se parecem com nós, de como gostariamos de ser, existe uma troca entre as pessoas e nessas procuramos compeender-se, sensibilizar-se, emocionar-se, criar algo em comum. Estamos abertos a novas visões, pessoas e ações. Na comunicação busca-se reorganizar tudo o que nos encomoda, que nos deixa sem ter o que fazer, procura-se o centro do equilibrio, o que faz que se caminhe. "Procuro integrar corpo e mente, os sentidos, as emoções, a razão, a intuição. Quanto mais integrar essas várias dimensões, mais fácil será viver, aproximar-se dos outros, entendê-los e eles me entenderem, gostar deles e eles gostarem de mim", através da comunicação os beneficios são muitos as pessoas nos procuram mais e colaboram conosco. Na comunicação compartilha-se palavras, olhares, gestos explícitos e implícitos, as relações acontecem por meio comercial se eu ofereço algo a alguém em troca de algo que o outro me dá, mas também tem a relação de troca de afeto, o prazer de estar junto, criar intimidade com outra pessoa. O compartilhamento aumenta quando julgamos menos e nos aproximamos mais, quando vemos o que temos em comum , o que nos une em primeiro lugar. N comunicação cognitiva expressa-se as ideias e compartilha-se as ideias dos outros, e na afetiva expressa-se os sentimentos junto com as ideias. Existem a comunicação competitiva temporária e a competitiva permanente, a temporária são momentos específicos de discussão e conflito e a permanente são as pessoas e gurpos que estão redefinindo suas relações. A competitiva temporária pode ser saudável para expressar diferentes pontos de vista e a permanente tende a desgastar, a destruir a relação. "Agredimos às vezes, aos que têm a ver conosco, aos que podem ajudar, e aos que lembram alguns defeitos. Agredimos, às vezes, o nosso parceiro porque não damos valor e precisamos, na relação, controla-lá pelo "afeto", pela "paixão" exclusivista, que exige, em contrapartida, a sua completa submissão. Existe dois tipos de comunicação a condicional e a incondicional, na condicional interagimos na base de trocas, definidas por códigos, na incondicional não é objeto de negociação, ou seja, de troca. Na comunicação incondicional nos aceitamos de forma plena, como exemplo algumas relações familiares, afetivas, entre pais e filhos e certas amizades, e a condicional como exemplo prepara-se para aceitar um filho só se for menino(a), ou loiro, obediente, mas na prática nada é totalmente condicional ou incondicional. A comunicação e a aceitação incondicionais são a chave para o equilíbrio pessoal. Existe formas de comunicar-se que expressam claramente a mensagem e a interação de quem está falando, mas outras que deixam quem está querendo dizer confuso. As pessoas que tiveram uma educação emocional mais rígida, menos afetiva, costumam ter dificuldades também em expressar suas reais intenções, em comunicar-se com clareza, "Qaunto mais deficiente for minha formação emocional, quanto mais olhar para o mundo de forma defensiva, mais mensagens contraditórias enviarei", as pessoas que gerenciam bem suas emoções, confere às palavras e gestos com clareza geralmente faz de forma tranquila sem prejudicar o outro. Pela comunicação procura-se realizar-se, mostrar o seu valor, há dois momentos o da expressão, da ralização e o da procura pela realização. Uma das maiores fontes de depressão é a constatação de que quase ninguém precisa de mim, de que poucos me procuram de verdade, a comunicação nos põe em atividade. Na cominucação procuramos a realização pra tornar-nos produtivos, mas nem toda atividade comunicativa é produtiva. A comunicação pode ser produtiva e distrativa, é produtiva quando nos ajuda e evoluir, realizar-nos, entender o outro, e é distrativa se ela se torna sua própria razão de ser. Há formas de comunicação que nos aproximam do nosso eixo e outras que nos afstam de nós mesmos, que nos ocupam, nos entretêm, nos distraem, nos complicam.